Monday, 26 December 2016

O desabafo

Não sei como era antigamente, mas hoje as pessoas preferem rir do que pensar. Preferem algo que seja um escape a si próprias. Preferem uma fuga da realidade.

Porque se virem a realidade choram.

A realidade dói.

Assim, estamos a tornar-nos numa sociedade que ri e chora. Mas não pensa.

Pensar dói.

Os próprios governos assim querem que sejamos. Tiram proveito de que não pensemos. Até nos alimentam mais distracções através dos media.

Que será dos livros? Livros com mais de um centímetro de espessura; livros sem desenhos; livros de capa feia; livros de assuntos sérios; livros de conteúdo relevante e útil; livros que nos ensinam; livros que não só nos fazem pensar, mas que alteram a nossa opinião pré-concebida?

Que será de nós? Será que a maioria não compreende, que é ao enfrentar a realidade, que a mudamos? Será que a maioria não entende que o que dói é a constante ausência do presente? Será que a maioria não vê que é isso que está a passar às novas gerações?

Como poderia se não faz o esforço para reflectir sobre o que quer que seja? Como poderia, se esta maioria vive no desejo de uma vida melhor sem, no entanto, fazer algo para isso? Tudo o que faz é reclamar da vida e esconder-se atrás de um ecrã. De vez em quando lá joga no Euromilhões, mas sempre a pensar que "nunca sai nada".

Estou cansada de deambular por entre a maioria. Ovelhas, que seguem um qualquer pastor. Geralmente quem ou o que quer que apareça nos media com regularidade.



Se estás a ler este texto, e outros neste blog, fico feliz e agradeço-te. O mundo está nas nossas mãos. Vamos a ele?

No comments:

Post a Comment